terça-feira, 19 de agosto de 2008

curs de algoritmos

Curso de Algoritmos
Lição 2 - Comandos Básicos
O primeiro passo para a construção de um algoritmo é a declaração das variáveis que serão usadas nele. Quase todas as linguagens de programação exigem a declaração das variáveis de um programa. Em algumas isto é facultativo, mas é sempre uma boa técnica declarar variáveis, por vários motivos. Em um algoritmo isto não é necessário, pois na realidade o algoritmo não é uma linguagem de programação. Entretanto, para melhorar o entendimento do algoritmo e também para treinar as técnicas corretas, vamos assumir que a declaração de variáveis é "obrigatória".
Declarando Variáveis
Para declarar uma variável, colocamos, no início do algoritmo, a palavra chave declare e seu nome, seguido por dois pontos e seu tipo:
declare Salario : Numerico
declare Nome : Literal
declare AlunoAusente : Logico
Se tivermos mais de uma variável do mesmo tipo, podemos colocar todas, separadas por vírgulas, na mesma declaração:
declare Peso, Altura, Idade : Numerico
Como todas (ou quase todas) as linguagens de programação têm seus comandos e sintaxe baseados no Inglês, vamos eliminar nos comandos e variáveis de nossos exemplos os acentos, til, cedilha, etc. Os dados do tipo literal ou mensagens para o usuário, no entanto, serão escritos corretamente.
Colocando Valores nas Variáveis
Quando declaramos uma variável, criamos uma área de armazenamento para os dados, mas ela ainda está "sem valor". Para que ela seja útil, deve ter valores colocados por nós ou pelo usuário, através de digitação. Quando o próprio programa coloca dados nas variáveis faz o que se chama "atribuição de valores". Isto é feito pelo operador "<-" (uma seta apontando para a esquerda). Por exemplo:
Peso <- 78
Este comando atribui à variável Peso o valor 78. O valor que ela tinha anteriormente é "apagado", e não pode ser recuperado mais.
Nome <- "João da Silva"
Este comando atribui à variavel Nome o valor "João da Silva".
É importante lembrar que só se podem atribuir a uma variável valores do mesmo tipo da variável. Nos exemplos acima, a variável Salário é do tipo numérico; então, o seguinte comando seria inválido:
Salário <- "Insuficiente"
Uma variável, como o próprio nome está dizendo, pode ter seu conteúdo (seu valor) mudado quantas vezes for necessário durante um programa.
Exibindo o Valor de uma Variável
Um programa que faça o seu processamento e não tenha como mostrar seus resultados é inútil. Portanto, em algum ponto deve haver a exibição de valores, e todas as as linguagens de programação têm comandos para este fim. Nos algoritmos usamos o comando Escreva para isto. A sintaxe deste comando, isto é, o modo correto de ele ser usado, é a seguinte:
Escreva Expressão1, Expressão2, etc...
Expressão1, Expressão2, etc. são valores de qualquer tipo, separados por vírgula. Estes valores podem ser constantes ou variáveis. Caso a expressão seja uma variável, será exibido o seu valor. Veja os exemplos a seguir:

Comandos Resultado
(o que aparecerá na tela do computador)
Escreva "Alô, mundo!" Alô, mundo!
Escreva 20 20

declare Nome : Caracter
declare Idade : Numerico
Nome <- "José"
Idade <- 40
Escreva Nome José
Escreva "O meu nome é ", Nome O meu nome é José
Escreva "Tenho ",Idade," anos" Tenho 40 anos
Obtendo Dados para o Programa
Nem todos os dados que um programa manipula são gerados por ele. Um programa de caixa automático, por exemplo, tem que obter do usuário o número da conta, a senha, a opção de serviço desejada, etc. Assim, deve haver um meio para que sejam digitados (ou fornecidos de outra maneira) dados para uso do programa. Mais uma vez, todas as linguagens de programação permitem isto, e nos algoritmos usamos o comando Leia. A sintaxe deste comando é:
Leia
Substitua pel o nome da variável onde serão armazenados os dados digitados. Veja este exemplo:
Leia Nome
Leia Peso
Supondo que o usuário digitou "Paulo", teclou ENTER, digitou 80 e teclou ENTER novamente, o valor "Paulo" foi atribuído automaticamente à variável Nome, e o valor 80 à variável Peso.
Página Inicial Lição Anterior Próxima Lição

Nenhum comentário: